FILOSOFIA LEAN NA LOGÍSTICA | TW Transportes

30 de novembro de 2022

FILOSOFIA LEAN NA LOGÍSTICA

Bianca Oliveira

Autor

A Filosofia Lean busca melhorar a produtividade, visando a qualidade do produto,...

A Filosofia Lean busca melhorar a produtividade, visando a qualidade do produto, com foco nas pessoas. Ela surgiu na indústria automobilística e, com o sucesso das ações, seu conceito acabou sendo adotado por vários outros setores. Mas como o Lean se encaixa no setor de logística, que trabalha com prestação de serviços, não com produtos?

É o que vamos trabalhar neste artigo. Acompanhe!

A Filosofia Lean

Os primeiros conceitos do Lean surgiram na indústria automobilística, com a montadora Toyota, que focou sua produção para as necessidades individuais dos clientes, saindo da chamada produção em massa para uma produção mais enxuta, sem grandes estoques. O Sistema Toyota de produção ficou conhecido pela busca em melhorar a qualidade no processo, com menor custo e em tempo mais curto, através da eliminação de desperdícios.

Aqui surgem os conceitos de Just In Time, que visa a produção na quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda, de forma rápida e sem a necessidade da formação de estoques; e o conceito Jidokaque trabalha a automação, fornecendo às máquinas e aos colaboradores a capacidade de identificar e solucionar um problema.

O Sistema Toyota de Produção passou a ser estudado e implementado por outras montadoras com sucesso. Na década de 80 o conceito começou a ser adaptado para outros setores como serviços, agricultura e saúde e passou a ser conhecido como Lean System, que significa Sistema Enxuto.

Lean na Logística

Centro de Distribuição - CD CIO TW Transportes

No setor de logística, a implementação do Lean também gera ótimos resultados com a melhoria dos processos, redução de custos e aumento do engajamento dos colaboradores. 

A aplicação das diversas técnicas e ferramentas do Lean permite às empresas de logística conquistar os resultados esperados, melhorando o desempenho da organização o que melhora a competitividade no mercado, sempre valorizando o ser humano como peça fundamental.

Para o Diretor Operacional da TW Transportes e Logística, o Lean System traz muitos benefícios, como o aprimoramento dos resultados, o aumento da eficiência, os processos enxutos, a redução de custos e a entrega de produtos e serviços que realmente agregam valor ao cliente. “A TW sonhou por muitos anos em trazer as práticas Lean para o seu dia a dia, porém soube aguardar o momento e a maturidade organizacional para dar início a implementação. E após pouco mais de dois anos do início, nota-se que os objetivos estão se efetivando, inclusive com a busca pela melhoria contínua, que está ligada diretamente ao engajamento das equipes, tornando cada um de nossos colaboradores um agente de mudança”, afirma Alexandre Krümmel.

A Coordenadora do Projeto Central do Lean na TW, Ana Paula Milani, acredita que, em meio a um mercado cada vez mais concorrido, a inserção de novas práticas que agregam valor ao serviço, são grandes diferenciais. “A execução de processos enxutos, acompanhados de método para melhora da eficiência operacional, tratamento e redução de perdas e custos e melhora no nível de serviço são os principais benefícios que o Lean oferece para a logística”, afirma Ana.

Mas como mensurar os efeitos do Lean na prestação de serviços?

LEAN - Gestão a vista

Diferente da indústria, onde os produtos são testados e aprovados, na prestação de serviços a avaliação do Lean é mais complexa. Mas os resultados, podem sim, ser mensurados através de indicadores de desempenho e dos projetos realizados.

Na logística, por exemplo, a padronização de processos operacionais gera melhoria contínua, com redução de perdas, otimizando os resultados da empresa. E esses resultados podem ser medidos e avaliados, demonstrando se a Filosofia Lean está sendo entendida e aplicada pelos colaboradores.

A TW já obteve resultados importantes desde a implantação do Lean em 2019, como o aumento da qualidade. Nesse contexto, se destaca o amadurecimento na forma de abordagem e tratamento dos problemas pelas equipes que já estão inseridas no Lean. A etapa de investigação, análise e execução de ações corretivas vem acontecendo de forma assertiva e com menor prazo nestas equipes.”Já tivemos a realização de aproximadamente 10 projetos de Lean Office, e ações em todas as Unidades da TW”, comenta Ana Paula Milani.

A avaliação da Coordenadora do Projeto Central do Lean é de que, a partir da implantação dessa filosofia na TW, a empresa passou a executar práticas de gestão diária, permitindo que a área operacional e a parte administrativa tenham em mãos o resultado das atividades a cada dia, gerando maior agilidade no tratamento e na correção de problemas. Para ela, outro grande benefício é a mudança cultural. “A partir do momento que um colaborador é inserido na filosofia Lean, nunca mais ele perceberá o seu trabalho com os mesmos olhos. A prática da melhoria contínua passa a fazer parte na organização e na execução do seu trabalho onde os problemas começam a ser vistos como oportunidades de melhorias”.

Para o Diretor Operacional da TW, um dos maiores resultados foi ter conseguido implementar o Lean em todas as unidades próprias da empresa, iniciando uma mudança no formato de pensamento e atitude dos gestores e colaboradores, onde a forma de ver os processos a as oportunidades de melhoria de forma proativa e sinérgica entre áreas e setores já é uma realidade.

"Esta mudança de comportamento traz resultados significativos na ampliação da produtividade e consequente redução de custos, na melhoria de processos que impactam diretamente nos resultados da companhia e na qualidade percebida pelos clientes”.

Comemora Alexandre Krümmel.

O Lean System, além de apresentar vantagens para as empresas, também ajuda no desenvolvimento do potencial dos colaboradores, já que o respeito às pessoas faz parte da filosofia, assim como a escuta dos envolvidos nos processos.

Isso ajuda na percepção de valor por parte dos clientes, o que gera uma confiança ainda maior para a empresa no mercado que atua.

E o futuro do Lean na TW tem um horizonte de fortalecimento da cultura nas unidades próprias e corporativo, com a ampliação do número de grupos de trabalho para o fortalecimento das práticas. “E temos o sonho de levar essas boas práticas para nossos parceiros, isso é, levar o Lean para as nossas mais de 80 agências do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, que são nossos representantes na maior parte das regiões atendidas pela TW”, adianta Krümmel.

Pense Lean, pense TW Transportes!

Na TW, você cliente está no centro da experiência! 

Compromisso com a Vida

Universidade Corporativa: aproximando pessoas ao conhecimento!